Cindy Sherman, uma das fotógrafas mais influentes do mercado de arte.
Queridos marquisianos, talvez vocês tenham notado que estamos postando as vezes alguns fotógrafos bem conhecidos e que fizeram história, pois bem, tudo isso tem um motivo. Percebemos que muitos leitores (em maioria os iniciantes) tem dificuldade de entender e apreciar o conceito de alguns trabalhos mais "contipuraneos" assim como nós no inicio. Entendemos que é necessário passar por alguns cabeções da história da fotografia para poder entender o que tem sido criado ultimamente. Então lá vamos nós.
Hoje vamos falar da Dyva Cindy Sherman, e por onde começar?
Sherman tem uma infinidade de livros publicados, não vamos conseguir falar de todos, logo vamos falar de forma genérica, ok?
Ela é sem sombra de duvidas uma das artistas mais influentes do mundo da fotografia contemporânea, em seu trabalho produz retratos de personagens criados por ela, fotografados por ela, e principalmente posados por ela, em uma espécie de auto-representação.
Tá e daí? O que tem de impressionante em tudo isso? Eu te respondo eu caro marquisiano: a pesquisa, e a forma com que ela resolve todos os problemas que cria, talvez essa seja a grande sacada da fotografia contemporânea (um bjo para as fotografias de por do sol), enfim... Grande parte de sua obra é feita com base no papel das mulheres na mídia, questiona a identidade na sociedade contemporânea com todos os estereótipos possíveis, muito bom humor e qualidade impecável. Sim podemos dizer que ela é uma das feministas mais influentes do mercado das artes meu povo.
E pra você querido fotógrafo aspirante que ainda não se convenceu de que este trabalho é muito bom, ela já teve 2 imagens entre as fotografias mais caras do mundo, sendo:
Vendida por: US$3,89 milhões
Vendida por US$2,7 milhões
© Coletivo Marquise - 2013 - Creative Commons - Atribuição - NãoComercial - SemDerivados