Não é muito segredo que nós não somos lá muito amigos da fotografia publicitária, mas hoje é dela que vamos falar, a partir de um dos trabalhos mais geniais existentes na história da fotografia publicitária, as campanhas de
Oliviero Toscani, guardem esse nome.
Possivelmente muita gente já viu alguma propaganda feita por ele, era responsável pelas campanhas da Benneton, mas o que tem de genialidade em fotos de calça jeans?
É isso! Ou melhor, não é isso. Toscani com um punhado de reconhecimento vendeu conceito, e não necessariamente o produto, por vezes fez seu (ou da Benneton) de responsabilidade social, vendeu a ideia de que igualdade racial, igualdade por gênero, levantou bandeiras GLBT's, prevenção de HIV, anorexia e exagero em cirurgias estéticas, respeito as religiões, contra o comércio de peles de animais, etc.
A favor da paz, igualdade e muito, mas muito bom senso fez histórias, e de mito em mito escreveu o livro "A publicidade é um cadáver que nos sorrí", leitura obrigatória e de fácil acesso, para qualquer amante de fotografia, o papai Google ajuda.
Toscani, já não trabalha mais para a Benneton, seu sucessor, terá um post aqui em breve, é tão bom quanto. Mas nos faz pensar, qual é o papel da fotografia publicitária na contemporaneidade?
Participe da PROMOÇÃO no facebook!!!!