09 janeiro 2014

Textos bacanudos sobre fotografia

Sempre tem um amiguinho que está começando a estudar fotografia que me faz a mesma pergunta: 

- Mas Miri, me indique algum texto para que eu possa entender melhor isso o que você está falando?! 

Pois bem, sempre passo uma listinha, mas poucos deles realmente encaram o desafio, afinal, não é fácil no inicio encarar a tal da teoria da imagem e eu não estou falando de técnica. Entre mortos e feridos, alguns passam por ela, e outros continuar a falar da "poética da imagem" ou a "arte da fotografia" sem saber se quer o que é isso. Já peguei alguns fotógrafos comerciais utilizando desta "pseudo/teoria" para vender o trabalho para noivas por exemplo, e para esses mocinhos que falam isso, só digo que W. Benjamin espera por vocês lá no céu com um porrete na mão, vai por mim... haha

Estudar é preciso, e por isso, no post de hoje, separei alguns textos/livros classicões que foram bem importantes para mim e que possivelmente dá uma luz no fim do túnel para aqueles que não sabem por onde começar, coloquei de uma forma que os primeiros da lista sejam base para os últimos...

Realidades e ficções na trama fotográfica - Boris Kossoy
Para baixar clique aqui
Para comprar clique aqui

Uma história crítica do fotojornalismo ocidental - Jorge Pedro Souza
Para baixar clique aqui
Para comprar - esgotado no fornecedor, procure em sebos 

Filosofia da Caixa Preta - Vilén Flusser
Para baixar clique aqui
Para comprar clique aqui

A camera clara - Roland Barthes
Para baixar clique aqui 
Para comprar clique aqui 

Sobre fotografia - Susan Sontag
Para baixar clique aqui
Para comprar clique aqui

A obra de arte na época da sua reprodutibilidade técnica - Walter Benjamin 
Para baixar clique aqui 
Para comprar clique aqui

O ato fotográfico - Philippe Dubbois 
Para baixar clique aqui
Para comprar clique aqui

A fotografia como arte contemporânea - Charlotte Cotton
Para baixar o resumo - clique aqui
Para comprar - esgotado no fornecedor, procure em sebos 

Além disso tem dois sites bemmmm bacanas para estudar teoria da imagem o Iconica  e o Studium

Licença Creative Commons

Related Articles

Um comentário:

  1. me de dicas de como começar um trabalho de ser fotografa comprei uma camera s40000superzoom x30 mas n sei mexer na car dela primeira camera entao pode me ajudar?meu face é crystalmeson@hotmail.com.obg aguardo contato.

    ResponderExcluir

Popular Posts